27, abr, 2024
InícioSaúdeInseticida contra o mosquito da dengue foi aplicado em Vanini

Inseticida contra o mosquito da dengue foi aplicado em Vanini

Durante a quarta-feira (13), em Vanini, foi feita a aplicação de um inseticida em UBV (Ultra Baixo Volume) em locais em que foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti e também nas adjacências do lugar onde o paciente que positivou para a dengue mais permaneceu no município.

O produto é aplicado com um equipamento nebulizador, que gera uma névoa contendo o produto químico Cielo-ULV, não deixando resíduos e sendo totalmente seguro para os seres humanos e para os animais. O fumacê, como é popularmente conhecido, mata o mosquito somente em sua fase adulta. Por isso, é importante que os cuidados com a água parada sejam intensificados. Somente assim será possível eliminar as larvas e impedir o ciclo de vida do vetor.

Com 20 óbitos confirmados no Estado, foi declarada nesta terça-feira a Situação de Emergência em Saúde Pública no RS. Por conta disso, a Vigilância Ambiental de Vanini está intensificando as notificações onde são encontrados focos e larvas do mosquito e planejando um mutirão de conscientização em parceria com a Escola Estadual.

Lembre-se, os principais sintomas da dengue são: Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias; Dor atrás dos olhos; Dor de cabeça; Dor no corpo; Dor nas articulações; Mal-estar geral; Náusea; Vômito; Diarréia e Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Se você possui os sinais acima, procure atendimento na Unidade Básica de Saúde. Mais informações pelo fone (54) 3340-1120.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS