28, abr, 2024
InícioGeralChuva avança após vendavais e granizo em países vizinhos

Chuva avança após vendavais e granizo em países vizinhos

A instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul neste sábado depois de ter provocado fortes temporais na Argentina e no Uruguai, com estragos em várias cidades dos países vizinhos durante as últimas horas. Houve queda de granizo e ainda vendavais com rajadas muito intensas e destrutivas.

A linha de instabilidade com fortes tempestades avançou do Uruguai e da Argentina e atua no Oeste e parte do Sul na manhã deste sábado. A linha se desloca pelo estado com rapidez no decorrer do dia, especialmente à tarde, levando chuva para todas as regiões. Antes da chuva, o tempo vai estar quente e abafado na maioria das localidades, com exceção do Oeste e do Sul que terão precipitação mais cedo.

Segundo a MetSul, é alto o risco de temporais com chuva forte e de curta duração. Os temporais podem ainda vir com vendavais em diferentes municípios. O maior risco se concentra na Metade Oeste gaúcha e no Centro do estado, embora não se possa afastar temporais isolados também mais a Leste do Rio Grande do Sul.

O instituto meteorológico reitera que os temporais não irão atingir todas as cidades gaúchas e que o cenário de tempestades é radicalmente distinto daquele de 16 de janeiro deste ano, quando Porto Alegre e várias outras cidades experimentaram tempo muito severo, com grandes estragos.

Os temporais, aliás, já começaram a atingir o estado gaúcho. A linha de tempestades que avançou a partir do Uruguai alcançou o Oeste gaúcho ainda no final da madrugada deste sábado, trazendo nuvens muito carregadas, com chuva torrencial e vendavais para municípios da região da fronteira.

A estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí anotou 59,6 mm em apenas uma hora no final da madrugada, com rajadas de vento de 76 km/h. Uruguaiana anotou rajadas ao redor de 70 km/h no aeroporto Rubem Berta, com registro de chuva forte e trovoadas.

Fonte: MetSul Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS