09, maio, 2024
InícioColunasUm novo tempo, mesma fé! | Leia & Pense

Um novo tempo, mesma fé! | Leia & Pense

A nossa coluna é a mais antiga do Jornal Hoje. A primeira edição foi publicada em junho de 1988, quando o jornal ainda era quinzenal. Inicialmente sem localização definida, posteriormente conquistou um espaço definitivo na página 2.

Iniciamos agora uma nova fase no Portal JH. É um novo tempo, com novos leitores, por isso, o formato original sofrerá transformações. Continuaremos sendo uma coluna de reflexão bíblica, mas abordando temáticas que se enquadram neste novo pensar da sociedade. Como diz Eclesiastes 3:1: “Existe um tempo próprio para tudo, e há uma época para cada coisa debaixo do céu”.

Gosto não se discute. Cada um tem o seu e deve ser respeitado. É verdade, mas e quanto à fé? Alguns vão dizer que é necessário tanto respeito que nunca devo debater sobre assuntos religiosos. Outros dirão que discutir é defender Jesus, é evangelizar. Talvez, ambos tenham um pouco de razão.

O apóstolo Pedro escreve aos crentes da Capadócia em uma época em que ser cristão era tenso, e o preço por revelar a sua fé poderia ser a sua morte. Ele diz o seguinte: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pe 3:15b).

Pensa comigo, você teria coragem de falar sobre a sua fé em uma época em que ser cristão podia significar perder a vida? Pedro não está dizendo para um bando de crentes acomodados que eles deveriam sair do sofá e do Tik Tok e ir evangelizar. Ele está falando para aqueles perseguidos para que abram a boca e falem para quem quiser saber em que eles de fato creem. Ou seja, expor-se diretamente ao risco de perseguição.

Trazendo pra nós: o seu amor pelas pessoas à sua volta é tão grande que alguns vem lhe perguntar o motivo de você crer em Cristo? A sua ética (leia-se justiça, misericórdia, compaixão, engajamento…) é tão diferente da dos demais que você é perguntado sobre a razão da sua maneira de agir?

Pedro não está sugerindo que você pose de santo, não está pedindo pra compartilhar versículo no Instagram (Se for necessário e útil, faça, é claro) e nem para compartilhar os posts de pregadores famosos da internet. Pedro está dizendo: viva Cristo em sua vida, busque seguir seus passos, seja como um mártir nesse mundo, sacrificando seus desejos em prol do Reino do Deus. Sem falar, sem gritar, sem agitar. Seja um cristão silencioso, mas ativo. Seja de fato um discípulo de Cristo, e aí sim, alguns, talvez, perguntarão sobre as razões da sua fé!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS