Em alusão aos 32 anos de emancipação de Santo Antônio do Palma, a comunidade Santa Ana recebeu, no último sábado, dia 2 de março, o tradicional Jantar Polonês. O evento, tradicionalmente realizado no mês de março, contou com a participação de mais de 700 pessoas e celebrou a cultura e a história do município.
Na entrada, os convidados foram recepcionados por descendentes de poloneses, com seus trajes típicos, e puderam provar os três elementos que simbolizam a cultura daquele país: o pão, o sal e a vodka. O cardápio do jantar também teve pratos como o pierogi, que é um pastel cozido recheado com batata, queijo ou carne, os pączki e também a famosa sopa czarnina.
O jantar teve a presença do prefeito Gilberto Szimainski, da primeira-dama Magali Szimainski, do vice-prefeito Roni Trentini e da segunda-dama Eliane Batistela, além de secretários municipais, da chefe de gabinete Tamara Trentini Rigo, das soberanas do município, rainha Márcia Andretta e princesas Julia Eduarda Scarparo e Ana Carolina Cecheti, do presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Andreta, e de vereadores.
Em seu discurso, o prefeito Gilberto agradeceu a todos pelo trabalho e dedicação e, em polonês, desejou um ótimo jantar a todos. “Hoje iniciamos os eventos em comemoração ao aniversário do município, que faz 32 anos, e quero parabenizar todas essas pessoas que participam desse desenvolvimento”, ressaltou
Enquanto o jantar era servido, a tradicional Banda Amizade animava o ambiente e, para finalizar a noite, as pessoas dançaram ao som da banda Luz do Luar. O evento foi uma realização da Prefeitura, em parceria com a comunidade Santa Ana, sendo financiado pelo Governo do Estado através do Pro-Cultura RS.