O Carnaval 2024 se aproxima e, junto com as festas e diversão, inúmeras possibilidades de golpes e armadilhas também ganham espaço. Por isso, confira algumas dicas para curtir os foliões com maior segurança:
1 – Desinstale aplicativos de bancos
A principal dica é ir para as festas sem celular. Mas, caso isso não seja possível, a sugestão é que sejam excluídos todos os apps de instituições financeiras, cartões de crédito e plataformas de pagamento, antes mesmo de sair de casa.
Assim, caso seu aparelho seja furtado ou roubado, você corre menos riscos de sofrer golpes, ter sua conta zerada e até empréstimos feitos no seu nome.
2 – Aplicativo Celular Seguro
O cadastro nesse aplicativo faz com que diversas funções do seu celular sejam bloqueadas, em caso de roubo. O aplicativo Celular Seguro faz comunicação direta com redes sociais, bancos e financeiras para evitar que problemas maiores ocorram.
3 – Redobre o cuidado com o cartão de crédito
Priorize o uso de dinheiro em espécie, pois, assim como o celular, o cartão de crédito também é alvo dos criminosos, em especial, para aplicação do golpe das maquininhas. Então, a principal dica é evitar sair com ele, mas caso seja sua única opção, desabilite a função de pagamento por aproximação e só utilize em lugares que considerar confiáveis.
Ademais, é recomendável guardar os cartões em um local seguro próximo, como no bolso das roupas, na mochila ou bolsa junto ao corpo (doleira ou pochete são ótimas sugestões).
4 – Compras na internet
As compras feitas na internet também merecem atenção redobrada. Para compra de fantasias, ingressos para festas ou viagens, verifique atentamente se a oferta procede da página oficial da empresa. Para tanto, a orientação é ir diretamente no site e conferir se há um ícone de cadeado no canto inferior da página, sem abrir links aleatórios ou anúncios. Ainda, nesses casos, busque priorizar o pagamento através do cartão de crédito, visto que através dessa modalidade é possível contestar as compras feitas.
Por fim, em situações de roubo do cartão de crédito ou do celular, comunique imediatamente seu banco, solicite o bloqueio do cartão e aplicativos e, registre um boletim de ocorrência.
Lembre-se: o momento exige equilíbrio entre diversão e atenção! Curta muito, com cautela e precaução. Caso verifique que seus direitos como consumidor foram violados, busque orientações com um profissional especialista na área. Bom feriado, boas festas!